quarta-feira, 2 de junho de 2010

" Por tudo o que tens feito...



... por tudo o que vais fazer, por tuas promessas e tudo que és, eu quero te agradecer, por todo meu ser... Te agradeço, meu Senhor. Te agradeço por me libertar e salvar, por ter morrido em meu lugar..."

Ontem no início da célula que tem aqui em casa todas as terças, nós cantamos essa música. Eu sempre achei a letra muito bonita e a melodia dela em tom de coro também é... mas nunca tinha meditado nisso, e na hora que estavam todos cantando, não foi diferente. Eu cantei, automaticamente, como alguém que cresceu a ouvindo e poderia cantá-la de trás para frente.

"Dai graças ao Senhor; invocai o seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos. Cantai-lhe, cantai-lhe louvores; falai de todas as suas maravilhas."(Salmos 105:1-2)


Mais tarde, antes de dormir, passei pela televisão e tava passando um programa que eu só fui descobrir o nome hoje lendo o twitter, ele se chama A Liga, e passa na Band. Ele contava a história e várias pessoas que vivem abaixo da linha da miséria e sobreviviam pelo LIXO. (E você, caro leitor, não mede o quanto eu me interesso por programas e questões sociais, é maior que eu, sério.) O programa me atraiu como uma imã, e fiquei o assistindo até o sono se tornar maior que eu. Dentre outras histórias a que mais me comoveu foi a de uma mulher (Aline) que lucra R$60,00 por dia catando garrafas pet no lixão. Ai eu parei pra pensar, se ela trabalhar seis dias na semana ela lucraria R$360,oo... Em um mês R$1080,oo. É tá bom.
Peraí, bom pra mim né, que moro com os pais, tenho gente para pagar transporte, escola, luz, água, telefone, comida, lazer e o que eu precisar mais, e além disso não tenho filhos. Agora imagine uma mulher, vivendo na periferia, sem ter acesso a tudo isso que eu citei, nem a uma moradia decente, saneamento básico, trabalhando em condições miseraveis, convivendo com poluição, urubus e um cheiro que não quero nem imaginar, mais a necessidade de criar SETE filhos. Gente, isso não dá pra pagar a escola de duas crianças!
Outra história que me surpreeendeu muito foi a de uma moça, de VINTE E DOIS ANOS, que tem CINCO filhos, e alimenta as crianças com resto de comida. (E eu conheço gente de vinte e dois anos que briga com a irmã por causa de absorvente). Sim, ela sobrevive catando frutas e legumes no Ceasa paulistano. E eu fico nervosa quando não posso comer um chocolate.






Juntando a isso, lembrei-me que uma vez um professor de geografia me disse que existe mais gente obesa do que desnutrida no mundo. E daí? O que isso significa? Significa que comida tem! O que falta é distribuição. E em menos de um minuto, associando todas essas informações, a música com a qual eu iniciei essa postagem me veio a cabeça...
Eu olhei ao meu redor, estava assistindo uma televisão, sentada numa cama, na minha casa, acompanha da minha família. Eu não tava com fome, nem com frio, mas se eu tivesse também, poderia solucionar o problema só mudando de cômodo ou de roupa. E através desse programa eu pude perceber como o ser humano é INGRATO, como nós queremos sempre mais, mais e mais. Como não sabemos falar um simples obrigado, como almejamos o supérfluo. E tudo que eu pude fazer na hora, foi agradecer e agradecer e agradecer. Eu agradeci tanto a Deus, por cada objeto, por cada familiar, por tudo...

"(...) e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Colossenses 3: 15-17



E comecei a pensar que o meu nada, o meu resto, o meu lixo, pode ser o tudo que alguém estará agradecendo a Deus amanhã. Eu me senti tão pequena, diante daquelas histórias extraordinárias, me senti tão material e pensei o que Deus quer que eu faça diante disso. E a resposta veio num piscar de olhos. Além da gratidão, Deus quer a nossa obediência, a nossa humildade, para que assim possamos servir, a Ele e ao próximo.

"Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Lucas 14:11)



Assim como Jesus lavou os pés dos seus discípulos, nós devemos lavar os pés todos os dias. Seja lavando as louças da sua casa, arrumando a sua própria cama, fazendo um trabalho voluntário, ajudando um deficiente a atravessar a rua, ajudando seu professor a carregar o material (não pra puxar saco), ajudando o seu colega. Existem atos tão acessíveis de bondade e servidão, que são tão pequenos, mas que podem fazer a diferença numa vida. A necessidade de ajudar o outro, de servir é tão visível e nítida no dia-a-dia, mas parecem que estão todos cegos e egoístas. É só parar pra observar, até pra existir, você precisou de alguém. Ninguém vive sozinho! O ser humano foi criado para viver em sociedade, em grupo! Mas parece que nós, a raça humana tão superior, não aceitamos isso. O apocalipse está mais próximo e visível a cada-dia, só não queremos enxergar. Então é isso, obrigada pela atenção.
Me despeço de vocês, com uma palavra do mestre.






"Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mateus 20:26-28)

Tenham um bom feriado :D

Ps: espero que a leitura não tenha ficado cansativa e muito colorida.


Um beijo grande.

2 comentários:

  1. eu sempre penso nessas coisas, e a gente começa a fazer essas associações assim em questão de minutos... eu fico pensando no que estamos fazendo aqui, porque estamos aqui nesse mundo. pensar nessas coisas e enxergar o sofrimento alheio é muito difícil porque nos tira da zona de conforto, noz faz ficar tristes e logo, logo a gente descarta o pensamento. por isso que todos os dias eu procuro pensar nessas coisas e tentar fazer qualquer coisa por minima que seja para mudar. é MEGA dificil, e nem sempre eu consigo, mas é passo a passo que alcançamos. seu blog tá lindo e vc escreve super bem!
    beijo :*

    ResponderExcluir