domingo, 30 de maio de 2010

Errar é humano, perdoar é divino.

Já faz algum tempo que venho refletindo sobre a importância do perdão em nossas vidas. O perdão está presente em cada detalhe do dia-a-dia, e é de extrema necessidade que o pratiquemos. Seja perdoar aquele motorista que te fechou no trânsito ou aquela pessoa que você ama tanto, e te feriu e decepcionou profundamente...
Jesus disse: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará "(Mt 6:14-15). O perdão é o ato mais nobre de amor. Perdoar é renunciar a sua raiva, a sua mágoa, para fazer o que o Pai lhe ensinou. É alimentar o lobo bom que há dentro de cada um de nós.
Muitas vezes precisamos de mais coragem para pedir perdão do que para perdoar alguém. O perdão requer humildade e reconhecimento.
E, em outros casos, o reconhecimento do erro nos leva a necessidade de perdoar a nós mesmos. Quantas vezes me vi encurralada por uma culpa, um arrependimento que me consomia e impedia de seguir em frente. Deus me mostrou a necessidade de perdoar a mim mesma. Perdoar a si mesmo é

reconhecer que errou, que errou contra o próximo, contra a ti, e contra o Pai.
O reconhecimento do próprio erro, é o primeiro passo para o recomeço. "Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário 'Recomeçar'. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo." O recomeço, o arrependimento, o perdão representam a volta do filho pródigo (Lc 15: 11-32), o resgate da ovelha perdida (Lc 15:4-7). No evangelho de Lucas diz:"Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lucas 15:7). O arrependimento enche os céus de alegria. E é isso que tenho buscado em minha vida, reconhecer meus erros, abdicar da minha vontade, para que humildemente eu me achegue ao colo do Pai, e que para sua infinita misericórdia me alcance através do SEU perdão.
"Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais." (Hebreus 8:12)
Um grande beijo

Um comentário: